Contacto: juventudsurversiva@gmail.com

viernes, 24 de abril de 2009

Encontro da Coordenação do Cone Sul reúne movimento estudantil latino-americano



A reunião da Coordenação do Cone Sul, que reúne diversas entidades do movimento estudantil latino-americano, aconteceu, em Montevidéu, nos dias 18 e 19 de abril, na Faculdade de Engenharia da Universidade de la Republica e na sede da Federação de Estudantes Universitários do Uruguai (FEUU).

Na pauta da reunião estavam os seguintes temas: Crise Econômica, CMES e consultiva da OCLAE. Estiveram presentes as seguintes entidades: pelo Brasil, UNE e UBES; a Argentina FUA, e pelo Uruguai, a anfitriã FEUU. Foram mobilizados representantes do Chile e Paraguai que justificaram as ausências e assumiram o compromisso de participação do próximo encontro da Coordenação.

Todos assumiram o compromisso de ter reuniões periódicas das entidades da região para debates mais aprofundados sobre a situação política, cultural e econômica de cada país, pois o entendimento geral é que o compromisso com a integração só se dará com trocas permanentes de conhecimentos da realidade de cada entidade e do seu povo.

Segundo o Diretor de Relações Internacionais da FUA, Gabriel Merino, "a Luta de integração passa pela compreensão dos problemas da região como, por exemplo, a Reforma Universitária que queremos. Ela precisa levar em consideração as particularidades e similaridades, pois sem conhecer fica impossível propor", disse.

Concordando com a opinião de Gabriel, o membro do colegiado executiva da FEUU Federico Krelmerman falou da necessidade de ampliação da participação de estudantes de outros países do Cone sul. "A FEUU, como Coordenadora dos trabalhos do Cone Sul, continuará insistindo na presença de estudantes, não só do Chile e Paraguai, como fizemos para essa reunião, mas também de todos os outros, pois a integração que queremos não exclui ninguém", pontuou.

O clima geral foi de muita convergência e a avaliação da atividade, feita por todos os participantes, foi positiva. Para Alcides Leitão (Jesus), diretor de Relações Internacionais da UNE, "o encontro cumpriu o papel e sinalizou novo momento para o movimento estudantil da região".

"Penso que a aprovação de dois documentos distintos, com o consenso estabelecido, e o debate do mais elevado nível que foi realizado apontam perspectivas de ampliação de participação e diversificação de pautas, aprofundando temas que vão além do debate meramente conjuntural. Isso nos deixa cheio de esperanças de uma nova etapa de muita unidade e luta do trabalho da OCLAE no Cone Sul", finaliza Jesus.

Veja no link abaixo os documentos aprovados na reunião
http://www.ujs.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=260:documentos-aprovados-na-reuniao-da-oclae&catid=38:ultimas&Itemid=100

0 comentarios:

Publicar un comentario


  ©Template by Dicas Blogger.